Ibovespa em queda por ceticismo fiscal e eleições nos EUA
O Ibovespa fechou em queda nesta sexta-feira, afetado pelo avanço nas taxas dos DIs e do dólar ante o real, em meio ao ceticismo sobre medidas fiscais confiáveis para reduzir estruturalmente as despesas e alguma aversão a risco diante da eleição presidencial nos EUA na próxima semana.
O índice caiu 1,23%, a 128.120,75 pontos, com volume financeiro de R$ 21,758 bilhões. A moeda americana chegou a seu segundo maior valor nominal da história, perdendo apenas para 13 de maio de 2020, na pandemia de covid-19.
Movimento dos rendimentos dos títulos do Tesouro dos EUA
O gestor de uma empresa de previdência complementar afirmou que houve ausência de decisões fiscais, referindo-se à promessa da equipe econômica de medidas fiscais após as eleições municipais. Ele destacou também o movimento dos rendimentos dos títulos do Tesouro dos Estados Unidos, que vêm avançando desde o mês passado, reflexo de cautela com o desfecho da disputa presidencial e de dados mostrando um quadro ainda de solidez da maior economia do mundo.
Dados divulgados pelo Departamento de Trabalho norte-americano
Dados divulgados pelo Departamento de Trabalho norte-americano mostraram uma forte desaceleração na criação de vagas em outubro, mas agentes no mercado ponderaram eles não retratam a situação do mercado de trabalho naquele país, uma vez foram afetados por furacões e greves.
Eleições norte-americanas
Economistas do Bradesco afirmaram que a eleição norte-americana será o principal evento da próxima semana. A disputa está acirrada e ainda não está claro quem será o vencedor, citando que participantes do mercado estarão atentos ao resultado do pleito e à incerteza que pode surgir de um anúncio tardio.