77 mil mulheres esperam por mamografia no SUS
Em junho de 2020, 77.243 brasileiras aguardavam por uma mamografia no Sistema Único de Saúde (SUS). Os estados com mais mulheres na fila de espera são Santa Catarina (cerca de 17 mil), São Paulo (15 mil) e Rio de Janeiro (12,5 mil). Os três estados representam 56% do total de pacientes à espera do principal exame para detecção do câncer de mama. Os dados foram divulgados pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR).
Fila de espera pode ser ainda maior
Segundo o CBR, em alguns locais do país, o tempo de espera por uma mamografia na rede pública pode chegar a 80 dias. Em nota, a entidade alerta que a fila de espera por mamografias no SUS pode ser ainda mais longa do que o indicado oficialmente. “Isso porque o SISREG [Sistema de Regulação] do Ministério da Saúde, plataforma que deveria registrar em uma fila única as demandas por cirurgias eletivas no país, depende de dados fornecidos voluntariamente pelas secretarias de saúde estaduais e municipais”.
Situação preocupante
Para o CBR, a disparidade entre regiões e o tempo médio de espera também figuram como preocupações no contexto da realização de mamografias no Brasil. A entidade aponta “necessidade urgente de intervenções eficazes e de políticas públicas capazes de reduzir as filas e garantir acesso equitativo ao diagnóstico”.