Benefícios da moderação nas eleições municipais
O presidente do PSD, Gilberto Kassab, afirmou que as eleições municipais deste ano beneficiaram seu partido e outros partidos de centro, porque os eleitores "fugiram do radicalismo". Em entrevista ao programa Canal Livre, da TV Bandeirantes, Kassab destacou que a maioria das cidades não era de esquerda ou direita, e que prevaleceram candidatos moderados e preocupados com os problemas locais. Ele também ressaltou a importância de ter bons candidatos e defendeu a redução do número de partidos políticos para evitar a presença de "aventureiros" na política.
Eleições de 2022
Kassab relembrou que na eleição presidencial de 2022, quando Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) se enfrentaram, houve "ânimos acirrados" e muitas pessoas disseram que o centro havia acabado. No entanto, quase 70% dos eleitores não eram nem um nem outro, e a escolha foi da rejeição, segundo Kassab. Ele afirmou que, apesar de Lula e Bolsonaro serem grandes líderes políticos do país, representam extremos e as pessoas fugiram do radicalismo nas eleições municipais.
Bandas do centro
Kassab explicou que as bandeiras do centro são "fáceis" de resumir: "Somos liberais na economia, mas lutamos por investimentos massivos na saúde, na educação, na segurança. Estamos ao lado do governo, qualquer que seja, quando ele defende a redução de gastos. A reforma administrativa, a mais importante desse País, que não é discutida, é nossa bandeira fundamental".
Voto distrital
Kassab defendeu com ênfase o voto distrital, considerando-o essencial para evitar a presença de influencers sem experiência na vida pública. Ele ressaltou que o voto distrital é mais importante do que nunca nos dias atuais.
Júlio Rossato