Notícias

UEM tem quatro cursos com nota máxima em avaliação do Estadão

Guia da Faculdade 2024 do Estadão avaliou 64 cursos da UEM com três, quatro ou cinco estrelas. Quatro cursos de licenciatura receberam nota máxima de excelência e foram classificados com cinco estrelas.

UEM tem quatro cursos com nota máxima em avaliação do Estadão

O Guia da Faculdade 2024 do Estadão avaliou 64 cursos da Universidade Estadual de Maringá (UEM) com três, quatro ou cinco estrelas. O resultado da análise da instituição foi divulgado durante a semana pelo jornal O Estado de S. Paulo.

De todos os cursos analisados, quatro licenciaturas receberam nota máxima de excelência e foram classificadas com cinco estrelas. Outros 57 cursos foram avaliados com quatro estrelas e três graduações receberam três estrelas.

Curso de Licenciatura valorizado

Além do câmpus sede, também foram avaliados positivamente cursos sediados nos câmpus regionais da UEM em Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê, Ivaiporã e Umuarama, bem como graduações desenvolvidas na modalidade Educação a Distância (EaD).

“Os cursos que receberam cinco estrelas nos trazem uma reflexão importante, que é a valorização das licenciaturas. Temos formado profissionais com qualidade e com condições de ter uma atuação diferenciada, em termos de inserção na educação básica nacional ou até mesmo na continuidade de seus estudos acadêmicos”, destacou o pró-reitor de Ensino da UEM, Marcos Vinicius Francisco.

Avaliação dos cursos de graduação

Ao todo, a edição 2024 do guia considerou mais de 35 mil cursos de graduação, ofertados por Instituições de Ensino Superior públicas e privadas de todo o Brasil. Somente 823 cursos, ou 2,3% do total, receberam a nota máxima - destes, 700, ou 85%, pertencem a universidades públicas.

Cada curso passa por avaliação de seis professores e recebe notas de 1 a 5 nos quesitos projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura. A maior e a menor nota recebidas por cada curso são descartadas. O resultado numérico do curso é obtido pela média aritmética das notas intermediárias restantes.

Processo seletivo

Mais de 1,2 mil vagas, em 70 cursos de graduação, estão disponíveis entre processos seletivos.


Publicado em:
Atualizado em: