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132 beneficiários correm risco de bloqueio do BPC em Maringá

Beneficiários do BPC precisam atualizar o cadastro para evitar bloqueio do pagamento. Maringá tem 132 cadastros desatualizados.

Beneficiários do BPC em Maringá precisam atualizar o cadastro

Uma lei federal aprovada este ano determinou a revisão dos benefícios de prestação continuada (BPC) pagos pela Assistência Social. O BPC é pago para pessoas de baixa renda com mais de 65 anos ou pessoas de qualquer idade com deficiência ou doenças incapacitantes. Mas é preciso estar cadastrado no Cadastro Único da Assistência Social (CadÚnico).

Em Maringá, dos quase sete mil beneficiários do BPC, apenas 132 estão com cadastros desatualizados há mais de 48 meses. O número era um pouco maior, mas em agosto 24 famílias atualizaram o cadastro após uma busca ativa realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS).

Os beneficiários convocados para atualização de dados precisam levar ao Centro de Referência da Assistência Social (Cras) os documentos pessoais de todas as pessoas da família, além do comprovante de residência. O Governo Federal informou que as famílias têm 90 dias para fazer a atualização do cadastro único. Caso o beneficiário não atualize o cadastro, ele será bloqueado e, posteriormente, suspenso.

95% dos beneficiários em Maringá estão no CadÚnico, um índice acima do nacional, que é de 86%. Mas 132 beneficiários estão com cadastros desatualizados e correm o risco de bloqueio do BPC. O INSS decidiu montar uma força-tarefa para atender beneficiários com suspensão ou bloqueio dos pagamentos.

Como explica o superintendente da Secretaria de Assistência Social, Políticas sobre Drogas e Pessoa Idosa, Josivaldo Reis: “Maringá é um ponto fora da curva nesse sentido. Nós estamos encaminhando todos os esforços para que as nossas equipes dos CRAS possam realizar o atendimento o quanto antes. O INSS informou que elas podem ser informadas pelas agências dos Correios, também pelo contato do INSS, ou no caso mais tradicional, no momento que ela procurar o banco para sacar o benefício, o banco vai informar ao beneficiário que ele precisa procurar o CRAS.”


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