Notícias

Astronautas votam na eleição dos EUA a partir da Estação Espacial Internacional

Butch Wilmore, Suni Williams e Don Pettit, astronautas da NASA, votam nas eleições dos EUA a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS). Saiba como funciona o processo.

Astronautas votam nas eleições dos EUA a partir da Estação Espacial Internacional

Butch Wilmore, Suni Williams e Don Pettit, astronautas da NASA, votam nas eleições dos EUA a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) e compartilham foto no Instagram do astronauta Nick Hague, usando meias com as palavras “Orgulhoso de ser americano”.

Como os astronautas votam no espaço?

Os astronautas da NASA a bordo da ISS preenchem suas cédulas de votação como qualquer outro americano, que são criptografadas e carregadas no computador a bordo da estação espacial. Em seguida, são encaminhadas para a instalação terrestre da NASA e transmitidas eletronicamente aos respectivos cartórios eleitorais dos astronautas para registro. As cédulas são criptografadas e acessíveis apenas pelo astronauta e pelo cartório para preservar a integridade do voto.

Quando os astronautas conquistaram o direito de votar do espaço?

Em 1997, a Assembleia Legislativa do Texas expandiu seu Código Eleitoral para permitir a votação por aqueles que estão “incapacitados de votar em uma eleição porque a pessoa está em um voo espacial”.

Mais informações

Butch Wilmore e Suni Williams chegaram à ISS em junho para o que deveria ser uma missão de oito dias, mas ainda estão na estação espacial devido a problemas com sua cápsula Starliner, da Boeing. Os astronautas afirmaram que a Nasa facilita muito para eles votarem e que é um papel importante como cidadãos estar incluídos nessas eleições.


Publicado em:
Atualizado em: