Esquilo Peanut, símbolo da campanha republicana
Na reta final da campanha nos Estados Unidos, não foi a inflação, a imigração ou o direito ao aborto que se tornaram um símbolo para o eleitorado republicano, mas um esquilo, chamado de Peanut.
O animal era uma celebridade no Instagram, com 800 mil seguidores, mas foi levado de seu cuidador por autoridades de Nova York na semana passada e sacrificado em seguida.
História de Peanut
O esquilo estava sob os cuidados do criador de conteúdo Mark Longo e de sua esposa desde que a mãe de Peanut foi atropelada por um carro.
O casal criou um santuário de animais chamado “P’Nut’s Freedom Farm” no ano passado, inspirado no esquilo, que aparecia em vídeos de sucesso com seus truques na rede social.
Repercussão
A história de Peanut foi usada pelo bilionário Elon Musk, um dos mais famosos apoiadores de Donald Trump, como o um símbolo dos exageros do governo, uma bandeira histórica do republicanos.
Até o candidato republicano à vice-presidência, J.D. Vance, aproveitou o caso. No domingo, em um comício em Sanford, Carolina do Norte, ele associou o tema com outro, de segurança interna.
Morte de Peanut
Os animais foram sacrificados para serem testados para raiva, após Peanut morder um dos oficiais. A morte do esquilo gerou críticas de apoiadores republicanos, que alegam que o governo não deveria ter invadido a casa do casal e matado o animal de estimação.
A morte do esquilo também inspirou o lançamento de criptomoedas com o tema Peanut, incluindo a memecoin Peanut the Squirrel (PNUT), baseada em Solana, que disparou para uma capitalização de mercado de mais de US$ 140 milhões no último fim de semana.
Júlio Rossato