Fundador do PSDB deixa partido após apoio a candidato de direita
Tião Farias, um dos fundadores do PSDB, enviou carta de desfiliação ao presidente da legenda em São Paulo, José Aníbal. Farias discordou do apoio do partido a Ricardo Nunes (MDB) no segundo turno das eleições municipais, apoiado por Bolsonaro e a extrema-direita.
Segundo Farias, a decisão de apoiar Ricardo Nunes, sem consultar adequadamente as instâncias locais, foi um exemplo dos rumos atuais e das escolhas da direção que o levaram a deixar o partido. Ele argumentou que a neutralidade seria mais alinhada aos princípios do partido e evitaria contradições com o que o partido defendeu ao longo dos anos.
O ex-tucano ressaltou que o partido já apoiou Lula em um segundo turno presidencial e também Marta Suplicy em uma eleição municipal, portanto, apoiar a esquerda nas eleições não desviaria a legenda de suas tradições. Farias reiterou que fica satisfeito com o partido que construiu e que mantém a certeza de que seu trabalho valeu a pena e o legado de suas realizações ficará para sempre.
Benedito Mascarenhas, secretário-geral do diretório municipal de São Paulo do PSDB, lamentou a saída, mas respeitou a decisão. Para Mascarenhas, Tião seria uma peça chave na reconstrução do partido.