Grupo de mães pede por mais vagas em período integral
Um grupo de mães cujos filhos estão no quinto ano dos Centros Municipais de Educação Infantil de Maringá e seguirão para o Ensino Fundamental em 2025 organizou um abaixo-assinado pedindo por mais vagas de período integral. O motivo é que, segundo a Secretaria de Educação, praticamente 100% dos CMEIs oferecem vagas para que a criança fique o dia todo ali, mas o mesmo não acontece nas escolas municipais – das 116 instituições, em apenas 40 as crianças permanecem nos dois turnos.
A corretora de imóveis Débora Santos foi quem organizou o abaixo-assinado. Ela diz que recebeu a carta de transferência do CMEI e procurou a escola de referência indicada na semana passada, quando foi informada pela diretora da instituição que o ensino em período integral não seria oferecido aos alunos de primeiro ano por falta de salas de aula.
A secretária de Educação, Nayara Caruzzo, diz que o município não tem condições de oferecer o ensino integral a todos os alunos, mas afirma que as vagas não diminuíram. Em 2024, 3795 crianças estão matriculadas no Infantil 5 dos CMEIs de Maringá. Isso quer dizer que mais de 40% desses alunos que hoje ficam os dois turnos na instituição de ensino não poderão continuar nessa jornada estendida no ano que vem.
Júlio Rossato