Ministra do STF e TV Brasil são alvos de notícia falsa
A ministra Cármen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e a TV Brasil, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), foram alvos de uma notícia falsa que distorce trechos de uma entrevista que a ministra concedeu ao programa Trilha de Letras, exibido pela emissora pública. O texto fraudulento tenta convencer os leitores de que Cármen recomendou investimentos em criptomoedas, por meio da plataforma Immediate Luminary, quando, na verdade, a ministra conversou com a apresentadora Eliana Alves sobre literatura e sua paixão pelos livros. O texto fraudulento ainda afirma que a ministra está sendo processada pelo Banco Nacional do Brasil, o que não é verdade.
Segundo a EBC, o programa Trilha de Letras e a ministra foram alvos de uma notícia falsa que “distorce os fatos” e segue circulando na internet. A apresentadora Eliana Alves disse que ela e a equipe do programa e da EBC ficaram espantados ao tomarem conhecimento da “fake news” envolvendo a participação da ministra no Trilha de Letras. A EBC repudia veementemente o episódio e trabalha para combater a desinformação em todos os seus veículos.
Para Eliana Alves, a desinformação deve ser combatida com informação de qualidade. Ela afirmou que jamais estabeleceriam um diálogo desses e que a notícia é uma replicação muito tosca.