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Serviços no Brasil têm maior entrada de novos pedidos desde 2022, aponta pesquisa

PMI de serviços do Brasil atinge o nível mais elevado desde julho, apesar das pressões de custos.

Serviços no Brasil têm maior entrada de novos pedidos desde 2022, aponta pesquisa

O setor de serviços no Brasil teve a maior entrada de novos pedidos desde meados de 2022 em outubro, segundo a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI). Apesar do aumento das pressões de custos, o PMI de serviços da S&P Global avançou para 56,2 em outubro, atingindo o nível mais elevado desde julho. Os fornecedores de serviços ampliaram a produção em outubro, com as vendas aumentando no ritmo mais forte em quase dois anos e meio. Os setores de Transporte e Informação e Comunicação tiveram os melhores desempenhos em outubro, enquanto as contratações nas empresas de serviços foram pausadas no mês.

A depreciação cambial e as secas levaram a um forte aumento nos gastos das empresas, pressionando os preços de produtos como químicos, componentes eletrônicos, alimentos, combustíveis, metais, papel e plástico. Embora as empresas tenham continuado a repassar os custos aos clientes, a taxa de inflação dos preços cobrados não mudou em relação a setembro. As expectativas de que a demanda continuará favorável no ano à frente ajudaram as expectativas de produção, com mais da metade dos pesquisados prevendo crescimento, enquanto apenas 1% disse esperar queda. Com a expansão também da indústria em outubro, o PMI Composto do Brasil mostrou aceleração do ritmo do setor privado ao subir para 55,9 no mês, de 55,2 em setembro.

“O setor privado do Brasil iniciou o quarto trimestre em tom positivo, com o crescimento dos novos negócios atingindo o nível mais alto desde meados de 2022 devido a uma expansão notável nos serviços”, disse a diretora associada de economia da S&P Global Market Intelligence, Pollyanna De Lima.


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