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Banco Mercantil tem lucro de R$ 201 milhões no 3T24

Banco Mercantil apresentou lucro líquido de R$ 201 milhões no 3T24, alta de 97% em relação a 2023. Carteira de crédito subiu 24% e base de clientes cresceu 14%. Banco foca em público acima de 50 anos e em digitalização.

Banco Mercantil tem lucro de R$ 201 milhões no 3T24

O Banco Mercantil (BMEB3) apresentou lucro líquido de R$ 201 milhões no terceiro trimestre de 2024, cifra equivalente a uma alta de 97% em relação ao mesmo período do ano passado. Esse é o nono resultado positivo consecutivo do banco.

O ROAE (Retorno Sobre Patrimônio Médio) foi de 41,1% nos últimos 12 meses, um crescimento de 16 p.p. A margem líquida do banco durante o trimestre foi de 20,6%, queda de 0,7 p.p.

Base de clientes e foco em digitalização

Além disso, houve um aumento de 14% da base de clientes, alcançando 8,7 milhões. A instituição tem o foco majoritário em um público acima de 50 anos, população que vem crescendo constantemente no Brasil. O Banco Mercantil tem como uma de suas principais estratégias focar na digitalização e na expansão de seus serviços para esse público.

Carteira de crédito e qualidade

A carteira de crédito no 3T24 subiu 24%, para R$ 16,4 bilhões. Segundo Gustavo Araújo, CEO do Banco Mercantil, o crédito consignado continua como carro chefe da instituição. Quando se trata da qualidade da carteira, Araújo disse ao Infomoney que “temos uma das melhores qualidades do mercado, financiando com caixa robusto e custo abaixo do CDI”.

Avaliações sólidas

O Banco Mercantil obteve avaliações sólidas das principais agências de risco, com destaque para o rating ‘A+’ da Fitch, que reflete a estabilidade e a resiliência do banco diante de desafios econômicos. O CEO destacou que “esses ratings são uma prova de que estamos na direção certa, com gestão responsável e foco no crescimento sustentável, mostrando nosso compromisso com os clientes e o mercado financeiro.”

Adaptação ao público 50+

Sobre a originação da carteira de crédito consignado, Araújo afirma que os altos números (+56% em relação ao mesmo trimestre de 2023) acontecem por meio da estratégia do banco do público 50+, que, segundo o executivo, é altamente digitalizado.

A adaptação ao digital não significa, porém, que o banco está abandonando a presença física. Pelo contrário, Araújo ressalta que o banco está focado em manter uma presença física estratégica, tanto que abriu agências em 18 cidades espalhadas pelas regiões Norte e Nordeste.

Serviços suplementares e mudanças demográficas

A receita de prestação de serviços alcançou R$ 176 milhões no trimestre, uma alta de 15% em relação ao ano anterior. O banco oferece uma gama de produtos suplementares diversos aos seus clientes, como seguros de vida, residenciais, assim como descontos em farmácias e até serviços mais simples, como recarga de celular, assistência médica, etc. A estratégia acompanha as mudanças demográficas no Brasil, já que os dados do IBGE apontam que a população idosa no Brasil tende a crescer nas próximas décadas.

Essa adaptação às necessidades do público mais velho é um reflexo do entendimento do banco sobre as mudanças culturais no Brasil. Araújo explicou que o conceito de “geração sanduíche”, que descreve as pessoas que sustentam tanto seus filhos quanto seus pais idosos, tem sido um ponto central nas estratégias de produtos e comunicação.


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