Notícias

China continuará trabalhando com os EUA com base no respeito mútuo, diz porta-voz

Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, afirmou que o país continuará a trabalhar com os EUA de acordo com o respeito mútuo, coexistência pacífica e cooperação vantajosa.

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, afirmou que o país continuará a trabalhar com os Estados Unidos com base no respeito mútuo, na coexistência pacífica e na cooperação vantajosa para todos. A afirmação foi feita após a reivindicação de vitória na eleição presidencial dos EUA por Donald Trump. A China vende mercadorias no valor de mais de 400 bilhões de dólares por ano para os EUA e centenas de bilhões a mais em componentes para produtos que os norte-americanos compram de outros países.

Os estrategistas chineses estão preocupados com a retórica inflamada e tarifas potencialmente incapacitantes por parte de Trump, que propôs taxação sobre as importações chinesas superiores a 60% e o fim do status de nação comercial mais favorecida da China. Analistas afirmam que a perspectiva de uma guerra comercial abalou a liderança da China, que tem se apoiado fortemente nas exportações para impulsionar o crescimento, uma vez que os consumidores estão retendo os gastos na economia de 19 trilhões de dólares que passa por dificuldades.


Publicado em:
Atualizado em: