DER/PR homologa resultado de edital para duplicação de rodovia no Paraná
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), publicou a homologação do resultado do edital para duplicar e restaurar em concreto a PRC-466 entre Turvo, na região central, e Palmeirinha, distrito de Guarapuava, no Centro-Sul. O investimento será de R$ 293.750.000,00 para atender o trecho de 27,02 quilômetros.
A próxima etapa será a assinatura do contrato com o Consórcio Dalba/CLC, formado pelas empresas Dalba Engenharia e Empreendimentos Ltda. e Construtora Luiz Costa Ltda., que terá 720 dias para executar a obra após a emissão da Ordem de Serviço pelo DER/PR.
Detalhes da obra
Será implantada uma nova pista paralela à atual, em pavimento rígido de concreto com duas faixas de tráfego e acostamentos externos. A pista existente será restaurada pela técnica whitetopping. As pistas serão separadas por um canteiro central, exceto nos perímetros urbanos de Turvo e Palmeirinha, onde serão implantadas barreiras de concreto New Jersey separando os dois sentidos de tráfego.
O município e o distrito ganharão novos viadutos do tipo diamante e uma nova ponte sobre o Rio Turvo. Serão executados ainda abrigos para parada de ônibus, calçadas, iluminação pública, expansão do sistema de drenagem de águas, nova sinalização horizontal e vertical, e instalação de dispositivos de segurança viária.
Outras obras em andamento
O DER/PR já está executando a duplicação e restauração em concreto da PRC-466 entre Palmeirinha e Guarapuava, trecho de 11,52 quilômetros, e está correndo o edital da duplicação e restauração em concreto da PRC-466 entre Pitanga e Turvo, trecho de 45,5 quilômetros. Também foram marcadas as audiências públicas das obras de restauração em concreto e ampliação da capacidade da PRC-466 entre Pitanga e Manoel Ribas, e da PR-460 e PRC-487 entre Pitanga e Nova Tebas, ambas para o dia 19 de novembro, às 14h e 15h.
Júlio Rossato