Governo instala grupo para reduzir spread bancário
O governo instalou formalmente nesta terça-feira, 5, o grupo de trabalho (GT) que discutirá alternativas para reduzir o spread bancário – a diferença entre o custo do dinheiro para o banco e o quanto ele cobra para o consumidor na operação de crédito. Participam do grupo membros do governo e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
A coordenação política é do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS) da Presidência da República, enquanto a coordenação técnica é do Ministério da Fazenda. O objetivo é avançar em medidas que ajudem a melhorar o ambiente e os custos de crédito aos setores produtivos.
O GT terá seis eixos temáticos, ligados a pontos como a inadimplência, o crédito para pequenas empresas, custos administrativos e tributários, prevenção e combate à fraude, fundos garantidores e acesso a dados e plataformas digitais.
O grupo deve divulgar o relatório final em março do ano que vem. Participarão membros da Zetta, da Associação Brasileira de Bancos (ABBC), da Associação Brasileira de Instituições de Pagamentos (Abipag), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), de bancos privados e públicos e das centrais sindicais.
Júlio Rossato