Prefeitura de Maringá inicia período de matrículas para 2025
A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), iniciou o período de novas matrículas para o ano letivo de 2025. O processo iniciou em agosto com o cadastramento das crianças que vão ingressar no primeiro ano do ensino fundamental. As matrículas para essas crianças cadastradas deverão ser realizadas até 18 de novembro. Os pais devem procurar a escola municipal indicada na carta de matrícula e apresentar a documentação necessária.
Para ingresso nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), a equipe de cada unidade entrará em contato com os pais ou responsáveis para realizar o chamamento das crianças. O período de matrículas também será até 18 de novembro. As rematrículas da rede municipal de ensino foram realizadas durante o mês de outubro.
Como se matricular?
Para o primeiro ano do ensino fundamental, os pais devem procurar a escola municipal indicada na carta de matrícula recebida. As matrículas podem ser realizadas durante a semana, entre segunda e sexta-feira, no horário de atendimento das secretarias, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h, com a documentação.
Para as crianças não cadastradas e que vão ingressar no Centro Municipal de Educação Infantil ou no primeiro ano do ensino fundamental, os pais ou responsáveis devem procurar a unidade mais próxima da residência a partir de 25 de novembro deste ano e realizar o cadastro das crianças. Para as demais séries do ensino fundamental, do 2º ao 5º ano, as novas matrículas poderão ser feitas a partir de 21 de janeiro de 2025.
Quais documentos são necessários?
Documentos para matrícula:
- Certidão de Nascimento (original e cópia);
- Atestado de Vacina (original e cópia) emitido na Unidade Básica de Saúde mais próxima;
- Cartão Nacional de Saúde (SUS) Saúde Maringá (original e cópia);
- RG e CPF do responsável pela criança (original e cópia);
- Comprovante de residência, de preferência fatura de energia elétrica (original e cópia). Caso o responsável não tenha fatura em seu nome, apresentar comprovante complementar de endereço;
- Em casos de transferências, apresentar Histórico Escolar.
Documentos para a lista de espera:
- Cartão Nacional de Saúde (SUS) Saúde Maringá;
- Certidão de Nascimento;
- Comprovante de residência, de preferência fatura de energia elétrica (original e cópia). Caso o responsável não tenha fatura em seu nome, apresentar comprovante complementar de endereço.
Como fazer a matrícula na EJA?
As matrículas para ingresso na Educação de Jovens e Adultos (EJA) ficam abertas durante o ano todo. Para matrícula na EJA, os interessados podem procurar a escola mais próxima ou entrar em contato pelo telefone: (44) 3221-6949.
Podem se matricular pessoas acima dos 15 anos que ainda não tenham concluído o ensino fundamental do 1º ao 5° ano. Cada etapa tem a duração, em média, de um semestre. No entanto, o tempo pode variar de acordo com o desempenho do aluno.