Preços do petróleo caem com eleição de Trump
Os preços do petróleo caíam nesta quarta-feira, com a recuperação do dólar americano após a eleição de Donald Trump como presidente dos EUA.
Os investidores acreditam que a presidência de Trump impulsionará o dólar, já que as taxas de juros podem precisar permanecer altas para combater a inflação resultante de quaisquer novas tarifas e políticas que possam pressionar ainda mais a economia da China, enfraquecendo a demanda no país.
Os contratos futuros do petróleo Brent caíram cerca de 1 dólar, ou 1,4%, para 74,42 por barril por volta das 9h30 (horário de Brasília), enquanto o petróleo nos EUA (WTI) recuava 1,6%, para 70,86 dólares por barril.
Impacto da presidência de Trump
A analista independente Tina Teng disse que, além da alta do dólar, que pesa sobre os preços das commodities, a presidência de Trump pode ter políticas que podem pressionar ainda mais a economia chinesa, enfraquecendo a demanda de petróleo no maior importador de petróleo do mundo, disse.
Um dólar americano mais forte torna as commodities denominadas na moeda, como o petróleo, mais caras para os detentores de outras moedas.
“Uma presidência de Trump tem uma tendência de baixa”, disse o analista do UBS Giovanni Staunovo. “As tarifas seriam negativas para o crescimento econômico e para o crescimento da demanda de petróleo.”
No entanto, Trump poderia renovar as sanções contra o Irã e a Venezuela, retirando barris do mercado, o que seria “altista”, acrescentou Staunovo. O Irã exporta cerca de 1,3 milhão de barris por dia.
“Isso não é tão bom para a Opep+, que terá de decidir se quer proteger sua participação no mercado ou tentar sustentar os níveis de preços”, disse Ashley Kelty, analista da Panmure Liberum.
(Reportagem de Arunima Kumar em Bengaluru, Katya Golubkova em Tóquio e Emily Chow em Cingapura)