Trump é reeleito presidente dos EUA e enfrenta processos judiciais
Donald Trump foi reeleito presidente dos Estados Unidos, com uma vitória expressiva sobre a atual vice-presidente Kamala Harris, candidata do Partido Democrata apoiada pelo governo de Joe Biden. Trump assumirá novamente a Casa Branca em janeiro de 2025, mas terá que enfrentar uma montanha de ações judiciais instauradas contra ele.
Condenação por suborno
Trump foi condenado em 34 acusações de suborno em um tribunal de Nova York em maio deste ano. Até então, nenhum presidente eleito havia sido condenado pela Justiça nos Estados Unidos. O republicano aguarda apenas a sentença, que deve sair ainda neste mês.
Processos judiciais federais
Além da condenação estadual em Nova York, Trump responde a processos criminais federais em Washington D.C. e na Flórida, movidos pelo procurador especial Jack Smith, que tratam da suposta tentativa do presidente eleito de anular a eleição presidencial de 2020 e manipular ilegalmente documentos confidenciais.
Ações civis
Trump também é alvo de ações civis que tratam de diversos episódios, entre os quais sua eventual participação na invasão do Capitólio em 6 de janeiro de 2021, quando manifestantes “trumpistas” invadiram e depredaram o Congresso dos EUA. Também há ações que acusam o presidente eleito de difamação e um caso envolvendo suposta fraude civil movido pelo procurador-geral de Nova York.
Júlio Rossato