Notícias

Brasil pode se tornar inabitável em 50 anos, alerta NASA

Estudo da NASA aponta que o Brasil será duramente afetado pelas mudanças climáticas, com risco de tornar-se inabitável em 50 anos.

Brasil pode se tornar inabitável em 50 anos, alerta NASA

Em um relatório recente, a agência espacial dos Estados Unidos, NASA, identificou o Brasil como uma das regiões mais vulneráveis às mudanças climáticas, alertando que em 50 anos o país pode se tornar inabitável devido aos efeitos do aquecimento global. O estudo mapeou as áreas mais afetadas ao redor do planeta, incluindo regiões como o Sul da Ásia, o Golfo Pérsico e a China.

O derretimento das geleiras e das calotas polares tem elevado o nível do mar, ameaçando cidades costeiras como o Rio de Janeiro e forçando grandes deslocamentos populacionais. Secas prolongadas, ondas de calor intensas, furacões e enchentes se tornarão cada vez mais frequentes e devastadores, representando uma ameaça direta à agricultura, infraestrutura e saúde humana. Regiões áridas poderão se tornar ainda mais secas, enquanto outras enfrentarão chuvas intensas, levando a inundações e erosão do solo.

O acúmulo de dióxido de carbono está tornando os oceanos mais ácidos, afetando gravemente a vida marinha, especialmente corais e crustáceos. A Amazônia pode perder até 60% de suas espécies até o final do século. Além disso, o aquecimento global pode desencadear migrações em massa, disputas por recursos e grandes prejuízos econômicos, afetando especialmente países em desenvolvimento como Brasil, África e Ásia.


Publicado em:
Atualizado em: