Black Friday: Dicas para comprar sem comprometer o bolso
A Black Friday é uma data cada vez mais popular entre os consumidores brasileiros. Este ano, ela acontece no dia 29 de novembro, e segundo pesquisa da Wake e da Opinion Box, 23% dos entrevistados planejam gastar mais de R$ 1.000 na data. Para comprar de maneira mais consciente e não comprometer o bolso, a educadora financeira e consultora do will bank, Mila Gaudencio, dá algumas dicas. Confira:
1. Estabeleça prioridades
Antes de decidir o que comprar, pense nas prioridades financeiras, como pagar dívidas ou economizar para um objetivo maior. Priorizar é essencial para evitar decisões impulsivas de compra. A sensação de realizar compras alinhadas com suas metas proporciona uma satisfação a longo prazo muito maior do que a satisfação instantânea de uma promoção.
2. Saiba o que cabe no bolso
Defina um valor máximo para as compras na Black Friday e garanta que vai respeitar esse limite, mesmo com as grandes promoções. É fundamental pensar duas vezes antes de clicar no ‘comprar’.
3. Redobre a atenção com parcelamentos
Evite parcelar as compras, pois as parcelas podem afetar o orçamento futuro, especialmente com os juros. Se precisar parcelar, calcule como as parcelas vão impactar suas finanças. Lembre-se que pequenas parcelas podem prejudicar a capacidade de arcar com outras despesas importantes no futuro.
4. Mantenha-se atento aos golpes
Na Black Friday, o número de golpes e sites falsos aumenta bastante. Por isso, é muito importante prestar atenção nos detalhes para não cair em armadilhas. Verifique se o site é confiável antes de realizar a compra, confirmando a URL e a presença do certificado SSL. Prefira utilizar um cartão de crédito virtual e desconfie de descontos excessivamente altos.
Júlio Rossato