Notícias

Presidente chinês parabeniza Trump por vitória na eleição presidencial dos EUA

Xi Jinping pede que as duas nações encontrem a “maneira certa de se entenderem”, já que as tarifas iminentes dos Estados Unidos ameaçaram fazê-los voltar aos dias de uma guerra comercial de anos atrás.

Xi Jinping parabeniza Trump

O presidente da China, Xi Jinping, parabenizou Donald Trump por sua vitória na eleição presidencial dos Estados Unidos e pediu que as duas nações encontrem a “maneira certa de se entenderem”, já que as tarifas iminentes dos Estados Unidos ameaçaram fazê-los voltar aos dias de uma guerra comercial de anos atrás.

Relações entre China e EUA

As relações estáveis, sólidas e sustentáveis entre a China e os EUA atendem aos interesses de ambos, disse Xi nesta quinta-feira (07), acrescentando que a comunidade internacional espera que as duas potências “se respeitem mutuamente (e) coexistam pacificamente”.

Fortalecimento do diálogo

Xi também pediu o fortalecimento do diálogo para gerenciar adequadamente as diferenças.

Relações bilaterais

As relações bilaterais atingiram um novo patamar de baixa após confrontos sobre questões que vão desde comércio e segurança até o futuro de Taiwan e o Mar do Sul da China, começando a melhorar apenas em novembro de 2023, depois que Xi e o atual presidente dos EUA, Joe Biden, se reuniram por quatro horas na Califórnia.

Impactos da vitória de Trump

A vitória de Trump pode reviver questões de seu primeiro mandato, quando ele iniciou a contundente guerra comercial com a segunda maior economia do mundo em 2018, embora tenha conseguido uma trégua pouco antes da pandemia da Covid-19 em janeiro de 2020.

Mensagem de congratulações de Xi a Trump

A mensagem de congratulações de Xi a Trump foi mais moderada do que quando o republicano venceu a eleição pela primeira vez em novembro de 2016.

Cooperação entre China e EUA

Ecoando o apelo de Xi por estabilidade, o Ministério do Comércio da China disse que o país está disposto a desenvolver conjuntamente laços econômicos e comerciais saudáveis com os Estados Unidos.

Políticas comerciais de Trump

O governo Biden não desmantelou as políticas comerciais de Trump e continuou a visar as práticas industriais estatais da China.

Ameaça de Trump

Mas a ameaça de Trump de impor tarifas de 60% sobre as importações norte-americanas de produtos chineses representa grandes riscos de crescimento para a China.


Publicado em:
Atualizado em: