Reclamações na Black Friday crescem 30% em 2023
O Reclame Aqui registrou um aumento de 30% nas reclamações de consumidores durante a Black Friday de 2023 em comparação com o ano anterior. Foram registradas 12.141 queixas entre a quarta-feira e a sexta-feira da super promoção ano passado. Os golpes foram o principal problema apontado pelos consumidores, muitas vezes aplicados por meio de sites falsos.
Recomendações para compradores
O Reclame Aqui, que levanta opiniões de consumidores e indicadores de reputação de empresas, recomenda cautela aos compradores. Uma das formas de evitar ser enganado é consultar o Detector de Site Confiável. O dispositivo permite que consumidores verifiquem a segurança dos sites, evitando armadilhas com ofertas falsas que causam prejuízos financeiros.
A dica principal é: antes de qualquer compra, pesquise a reputação da empresa ou do serviço no Reclame Aqui. A plataforma mostra se a empresa é confiável, se responde e soluciona as reclamações, indicando a forma como trata os clientes. “Checar informações e a reputação da marca antes de comprar um produto é a regra número um antes de confiar e comprar”, orienta o presidente do Reclame Aqui, Edu Neves.
Dicas de segurança
- Fique atento ao endereço do site e a meios de pagamento duvidosos;
- Forma de pagamento segura e atenção aos links suspeitos;
- Atenção a ofertas imperdíveis e ao carrinho de compras;
- Prefira lojas conhecidas e use o cartão de crédito digital;
- Pesquise a reputação da loja;
- Cuidado com o frete e o prazo de entrega;
- Documente toda a sua compra.
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Júlio Rossato