Notícias

Baidu apresentará óculos com assistente de IA embutido

A Baidu lançará óculos com câmeras embutidas e interações por voz baseadas em IA em evento anual em Xangai

Baidu apresentará óculos com assistente de IA embutido

A Baidu, buscador líder na China e investidor em inteligência artificial, apresentará óculos com câmeras embutidas e interações por voz baseadas no modelo de fundação Ernie da Baidu. O produto será revelado durante o evento anual Baidu World em Xangai na próxima semana. Segundo fontes, as vendas do produto podem começar em 2025 e seu valor será inferior aos US$ 299 da Meta, rival da Baidu. Os óculos se conectarão a produtos como o Baidu Maps e Baike. Os óculos foram desenvolvidos pela divisão de hardware da Baidu, Xiaodu.

Monetização da IA em hardware

A monetização da IA se manifestou em lançamentos de hardware este ano, como os óculos inteligentes da Meta, projetados em colaboração com a fabricante de Ray-Ban, EssilorLuxottica. A demanda pelos óculos da Meta superou sua capacidade de fornecer novas unidades e a EssilorLuxottica destacou-os como um produto que impulsiona novas vendas. A Baidu também está trabalhando para capitalizar mais de uma década de desenvolvimento em IA.

Concorrência no mercado chinês

A Baidu enfrenta concorrência no mercado chinês de fabricantes de hardware que já introduziram óculos de IA com câmeras e áudio em ouvido aberto. A ByteDance, proprietária do TikTok, assumiu nos últimos meses o posto de chatbot de IA mais popular da China, empurrando o Ernie Bot para baixo nas classificações. Executivos da Baidu alertaram que exibir resultados gerados por IA no negócio principal de busca da empresa será um negativo de curto prazo para a receita de publicidade.


Publicado em:
Atualizado em: