Índices futuros dos EUA recuam, mas devem fechar semana em alta
Os índices futuros dos EUA apresentam queda, mas são esperados para encerrar a semana em alta. A expectativa para o fluxo de caixa livre ajustado passou de US$ 220 milhões para US$ 300 milhões ou mais no ano.
O dólar tem leve alta nesta quinta-feira e estava a caminho de encerrar uma semana volátil com ligeiro ganho, com os mercados avaliando o impacto do retorno de Donald Trump à Casa Branca e o que isso significa para a economia dos Estados Unidos e suas perspectivas sobre a taxa de juros.
Impacto das políticas de Trump
Os investidores reduziram suas posições tomadas após a vitória de Trump na eleição presidencial, o que causou a perda de força do dólar na sessão anterior. Segundo Ulrich Leuchtmann, chefe de pesquisa cambial do Commerzbank, a força adicional do dólar provavelmente não será sustentável no médio prazo, e a política real do governo Trump deve ficar aquém de seus anúncios.
O Federal Reserve cortou a taxa de juros dos EUA em 25 pontos-base na quinta-feira, conforme amplamente esperado, e sinalizou uma abordagem paciente e cautelosa para um maior afrouxamento. A trajetória dos juros nos EUA foi obscurecida pela vitória de Trump, já que seus planos de tarifas pesadas sobre importação devem estimular a inflação.
Mercados globais
Os preços do petróleo operam no vermelho, enquanto o mercado continua avaliando como as políticas do presidente eleito Donald Trump podem afetar o fornecimento. Os mercados europeus operam em queda, com investidores monitorando os resultados corporativos da região e reagindo aos cortes de juros do Fed e do Banco da Inglaterra. Os mercados da Ásia-Pacífico fecharam sem direção única, com destaque para a queda das ações chinesas.
Cenário nacional
A semana chega ao fim com nova reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com ministros para seguir discutindo o pacote fiscal, além do IPCA de outubro e teleconferência da Petrobras após divulgar alta do lucro no terceiro trimestre. Lula se reúne com diversos ministros às 14h no Palácio do Planalto. A Embraer informou que teve lucro líquido ajustado de 1,18 bilhão de reais no terceiro trimestre.
Bolsa de valores
Investidores em Wall Street procuraram digerir o corte esperado de 0,25 pp na taxa de juros e as falas do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell. O dólar quase engatou a quarta queda seguida frente ao real, mas decisão do Federal Reserve de mais um corte nas taxas de juros e o comunicado mais atento fez a moeda desacelerar.
Destaques do mercado
Maiores baixas: PETZ3, TOTS3, COGN3, CVCB3 e BRKM5.
Maiores altas: VALE3, CSNA3, BRAP4, GGBR4 e GOAU4.
Mais negociadas: VALE, PETR, LREN, B3SA e BBDC.
Júlio Rossato