Lula admite possível candidatura em 2026
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) admitiu, em entrevista à jornalista Christiane Amanpour, da CNN Internacional, que deve ser candidato à reeleição em 2026 se não houver outro nome para enfrentar a extrema-direita. Lula afirmou que irá discutir com sobriedade e seriedade a possibilidade de concorrer novamente, mas apenas se os partidos entenderem que ele é o melhor candidato para enfrentar a extrema-direita negacionista. A entrevista foi gravada por videoconferência no Palácio do Planalto.
Lula e suas expectativas
Lula pretendia desenvolver um sucessor, mas até agora isso não aconteceu de forma clara. Ainda assim, aliados do presidente afirmam que ele é o único nome capaz de agregar apoios para manter fora do poder o grupo de Bolsonaro, mesmo com o ex-presidente inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Relação com os EUA e defesa da Amazônia
Lula também afirmou que terá uma relação respeitosa com o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, e espera o mesmo do americano. Ele ainda defendeu a preservação da Floresta Amazônica e a inclusão de mais países no Conselho de Segurança das Nações Unidas. Trump, em seu governo anterior, foi marcado pelo negacionismo em relação às mudanças climáticas e falta de participação em iniciativas globais em prol da sustentabilidade.