Notícias

Paraná reserva 20% de vagas em universidades para alunos da rede pública

Programa garante vagas em universidades estaduais para estudantes da rede pública com base na nota obtida na Prova Paraná Mais.

Paraná reserva 20% de vagas em universidades para alunos da rede pública

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) e da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti-PR), lançou nesta quinta-feira (7) o Sistema Aprova Paraná Universidades.

O novo programa educacional garante que 20% das vagas nas universidades estaduais sejam reservadas para alunos da rede pública de ensino, com base na nota obtida na Prova Paraná Mais.

O lançamento aconteceu na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em Cascavel, e contou com a presença de autoridades, reitores das universidades estaduais, educadores e centenas de estudantes que participaram de um aulão pré-vestibular especial.

Prova Paraná Mais

A Prova Paraná Mais é um exame em larga escala que avalia, de forma censitária, o desempenho dos estudantes dos 2º e 5º anos do ensino Fundamental - Anos Iniciais, 9º ano do Ensino Fundamental - Anos Finais e 3ª e 4ª séries do Ensino Médio da rede estadual do Paraná.

Neste ano, a prova será aplicada nos dias 12 e 13 de novembro. As notas obtidas podem ser utilizadas para garantir vagas nas universidades estaduais do Paraná.

Reitores reforçam parceria

O evento também contou com a participação dos reitores das sete universidades estaduais do Paraná: Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

Eles reforçaram a importância da parceria com o governo estadual para ampliar o acesso ao ensino superior e reafirmaram o compromisso das instituições em oferecer ensino de qualidade e inclusivo para todos os jovens paranaenses.


Publicado em:
Atualizado em: