UEM no ranking mundial de pesquisadores
A Universidade Estadual de Maringá (UEM) avançou no ranking 2024 de pesquisadores mais citados do mundo, elaborado anualmente pela Universidade de Stanford (EUA), em parceria com a renomada editora Elsevier. Este ano, 12 pesquisadores da UEM estão no ranking, sendo que, na edição de 2023, eram nove docentes. A lista reúne 2% dos cientistas mais influentes do mundo.
Além da UEM, mais três universidades estaduais do Paraná figuram no ranking de 2024. Enquanto no ano passado foram listados 22 pesquisadores das Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES), este ano o total subiu para 27.
Ranking Stanford/Elsevier
O Stanford/Elsevier Top 2% Scientist Rankings, atualizado para 2024, baseia-se nas citações científicas de 2022, com dados verificados até o final de 2023. Este ranking inclui aproximadamente 2% dos pesquisadores mais citados no mundo, avaliados por uma série de métricas, como o índice h (quantifica produtividade e impacto com base nos artigos mais citados), ajustes de coautoria e uma pontuação de citação composta (score-c), que busca refletir a relevância dos cientistas para além do número total de publicações.
Publicado sob o título Updated Science-Wide Author Databases of Standardized Citation Indicators 2024, o levantamento utiliza dados do banco Scopus da Elsevier, que passaram por análise detalhada realizada pelo pesquisador John Ioannidis e sua equipe na Universidade de Stanford.
Citações da UEM
A metodologia classifica os pesquisadores em 22 áreas científicas e 174 subcampos com base em parâmetros estabelecidos pela Science-Metrix, considerando o impacto das publicações e autocitações, com base em dados Scopus fornecidos pela Elsevier por meio do ICSR Lab.
Participação é livre para pessoas com ou sem deficiência.