Notícias

Vendas de cimento crescem 9% em outubro no Brasil, diz Snic

Associação de fabricantes de cimento, Snic, divulga aumento nas vendas do material impulsionado pelo mercado imobiliário e programa Minha Casa Minha Vida.

Vendas de cimento crescem 9% em outubro no Brasil

Segundo a Snic, a comercialização de cimento no Brasil cresceu 9% em outubro em relação ao mesmo período do ano anterior, totalizando 5,921 milhões de toneladas. O aquecimento do mercado imobiliário impulsionado pelo programa Minha Casa Minha Vida e um mercado de trabalho positivo são apontados como os motivos para o aumento nas vendas. O Snic estima um crescimento de 3% nas vendas do material em 2024, com um total de 64 milhões de toneladas vendidas. No acumulado do ano até outubro, as vendas de cimento no Brasil somam 54,6 milhões de toneladas, um aumento de 4,6% em relação ao mesmo período de 2023.

Impacto do aumento da taxa de juros

Apesar do bom desempenho das vendas, o Snic afirma que a trajetória de alta da taxa de juros pode limitar o crescimento do consumo do produto em 2025. Todas as regiões do país apresentaram crescimento nas vendas de cimento em outubro, destacando-se a região Sul, com um aumento de quase 16%. Já no Norte, as vendas cresceram 0,7% apesar dos impactos da seca no sistema de transporte fluvial.


Publicado em:
Atualizado em: