Gestor da JGP avalia situação difícil da dívida pública brasileira
Eduardo Cotrim, gestor e sócio da JGP, avalia que a dívida pública crescente, com juros elevados, estabelece uma situação difícil ao governo brasileiro. Para ele, o país tem tido crescimento com perspectivas positivas, mas, por outro lado, a política fiscal se apresenta expansionista.
Cotrim participou do programa Stock Pickers, onde afirmou que o governo enfrenta alguns dilemas. Ele destaca que o país está crescendo há três anos e que a perspectiva para o próximo ano é boa. No entanto, a expansão econômica não tem gerado bem-estar, especialmente nos programas de transferência de renda.
O gestor afirma que o déficit público está relativamente alto e teme que a combinação de uma dívida pública alta e juros elevados possa prejudicar o país. Ele diz que a relação dívida/PIB está subindo e que o encargo para pagar a dívida pode tornar o país insolvente.
Cotrim acredita que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tem propostas para a política fiscal, mas que o governo não está seguindo suas recomendações. Ele teme que o governo possa gastar mais por conta das eleições de 2026, o que poderia representar mais gastos e dificultar ainda mais a situação fiscal do país.
Júlio Rossato