Divulgação do IPC da FIPE e expectativas do mercado
A semana começa com a divulgação do IPC da FIPE e do Relatório Focus, que apresenta as expectativas do mercado para inflação, crescimento e taxa Selic.
Ata da última reunião do Copom
Na terça-feira, 12, o mercado volta suas atenções para a ata da última reunião do Copom, que fornecerá mais detalhes sobre as considerações para a política de juros após a elevação da Selic em 0,50 ponto, para 11,25% ao ano.
Agenda de Indicadores
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgará a Pesquisa Mensal de Comércio, refletindo o comportamento das vendas no varejo, e o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) oferecerá uma visão sobre o sentimento empresarial. O IBGE divulgará, na quarta, os dados da Pesquisa Mensal de Serviços. No dia seguinte, o Índice IBC-Br de atividade econômica será apresentado, servindo como um indicador prévio do PIB.
Destaques nos EUA
Nos Estados Unidos, os destaques começam na quarta, com o Índice de Preços ao Consumidor (CPI), que refletirá a inflação ao consumidor e fornecerá pistas sobre o comportamento da política monetária. Ainda neste dia, o Tesouro publicará o resultado fiscal mensal. Na quinta, o Índice de Preços ao Produtor (PPI) de outubro será divulgado, sinalizando a pressão inflacionária vinda do setor produtivo. O mercado também estará atento ao discurso do presidente do Fed, Jerome Powell, que poderá oferecer insights sobre a trajetória futura dos juros. Para fechar a semana, os números das vendas no varejo e da produção industrial de outubro serão publicados.
Zona do Euro e Ásia
Na quarta-feira, será a vez da Zona do Euro apresentar a Produção Industrial, fornecendo um panorama sobre a atividade econômica no setor manufatureiro. No dia seguinte, o destaque será a divulgação do PIB do terceiro trimestre da Zona do Euro. Na Ásia, os eventos principais ocorrerão na quinta-feira, 14 de novembro, quando o Japão apresentará o PIB do terceiro trimestre, seguido pelos dados de atividade econômica da China. Este pacote incluirá a Produção Industrial, Vendas do Varejo, Investimento em Ativos Fixos e Taxa de Desemprego, oferecendo uma visão completa da economia chinesa, essencial em um momento de ajustes e recuperação gradual pós-pandemia.
Júlio Rossato