Howard Lutnick e Elon Musk prontos para desmantelar agências federais
Howard Lutnick, chefe da corretora e banco de investimento Cantor Fitzgerald, e Elon Musk, estão prontos para dissolver departamentos inteiros e preencher a burocracia com pessoas leais como eles para liberar o capitalismo americano. Lutnick está ocupado alinhando candidatos para posições de poder na administração de Trump.
Lutnick abraçou o plano de Trump de reiniciar a perfuração de petróleo no Refúgio Nacional de Vida Selvagem do Ártico no Alasca e facilitar a extração de minerais e metais valiosos nos 48 estados inferiores. Com Musk, ele também endossou a criação de um novo departamento federal, o Departamento de Eficiência do Governo, para reduzir o que a nova administração considera desperdício e ineficiência.
Um dos nomes que muitos suspeitam estar na lista de Lutnick é o dele mesmo. Dentro da sede da Cantor Fitzgerald na Park Avenue, os funcionários estão exultantes, mas até mesmo os banqueiros e traders seniores estão no escuro sobre o que pode estar reservado para seu CEO e o que sua ascensão no mundo de Trump pode significar para eles.
Onde, se é que algum lugar, Lutnick pode acabar em Washington é uma incógnita. Mas se Trump pedir, Lutnick está pronto para servir, ele disse publicamente. O cargo de secretário do Tesouro é uma possibilidade, mas outros também estão disputando essa posição. Entre eles estão Scott Bessent, um proeminente gestor de hedge funds; Jay Clayton, ex-presidente da Comissão de Valores Mobiliários; e Robert Lighthizer, um conselheiro econômico e defensor da linha dura da China durante a primeira administração Trump.
A maior criptomoeda do mundo tem mostrado um dos movimentos mais chamativos na semana desde a eleição.
Fonte: Bloomberg
Júlio Rossato