Estudo científico explica milagre da multiplicação de peixes
Um estudo científico publicado na revista Water Resources Research explica cientificamente o que a Bíblia descreve como milagre da multiplicação de peixes e pesca milagrosa, atrelados a Jesus Cristo. O estudo, realizado em Israel, aponta uma característica das águas capaz de reunir grande quantidade de peixes de forma súbita.
O grupo de cientistas israelenses detectou que o mar da Galileia possui ondas internas de “amplitude significativa”, induzidas por ventos que vêm do oeste. Essas ondas causam ressurgência, trazendo águas profundas para a superfície do lago. A mistura de águas de diferentes profundidades provoca, em alguns momentos do ano, uma camada superficial de água mais fria e sem oxigênio, afetando as condições para a vida dos peixes e provocando mortes em massa, conforme os cientistas.
Os pesquisadores afirmam que o mecanismo da água pode explicar o aparecimento de um grande número de peixes fáceis de coletar, o que pode ter sido interpretado como um milagre na Bíblia. Em uma das passagens bíblicas, Jesus Cristo acompanha pescadores que reclamam da falta de peixes no mar da Galileia e, quando os homens já estão sem esperanças, Cristo os pede para jogar a rede ao mar apenas mais uma vez. Então, ao lançarem a rede, os homens inesperadamente se depararam com centenas de peixes.
Uma segunda passagem bíblica conta que, em outra ocasião, Cristo teria conseguido alimentar cerca de cinco mil homens com apenas cinco pães e dois peixes.
Júlio Rossato