Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do fim da escala 6×1 gera preocupação entre parlamentares empresariais
A PEC do fim da escala 6x1 ainda está em fase de coleta de assinaturas na Câmara dos Deputados. O desconforto com o avanço da discussão materializou-se na fala do deputado federal Joaquim Passarinho (PL-PA), presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo (FPE), logo na abertura de tradicional almoço-debate promovido pelo grupo nesta terça-feira (12), em Brasília.
Passarinho alertou para os impactos dos movimentos para a classe empresarial e a economia em geral. “Não importa se 3×1, 6×1. O problema é ela virar 0x7. Ou seja, nenhum dia de trabalho e todos os dias em casa porque está desempregado”, pontuou. Até a noite de segunda-feira (11), o projeto da deputada Erika Hilton (PSOL-SP) contava com 134 assinaturas de parlamentares. Para que comece a tramitar no Congresso Nacional, a PEC precisa de, no mínimo, 171 apoios.
Passarinho citou posicionamento do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho (PT), que defendeu que o debate sobre a escala 6×1 se dê diretamente entre as empresas e os empregados e representações, através de acordos coletivos. “Nós defendemos essa liberdade”, afirmou Passarinho.
Júlio Rossato