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Fila de espera do INSS volta a subir e tempo de espera aumenta

Estoque de pedidos do INSS em análise subiu 33% em três meses, chegando a 1,798 milhão de pedidos em setembro. Tempo médio de concessão dos benefícios também aumentou

Fila de espera do INSS volta a subir e tempo de espera aumenta

A fila de espera pelos benefícios do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) interrompeu a trajetória de queda e voltou a subir.

Em um intervalo de três meses, o estoque de pedidos em análise subiu 445 mil, passando de 1,353 milhão de pedidos para 1,798 milhão em setembro. Isso representa um aumento de 33% no período. O volume é o maior desde julho de 2023 e equivalente a patamares observados no final de 2022, conforme dados divulgados pelo Boletim Estatístico da Previdência Social (BEPS), publicação mensal da Secretaria de Regime Geral de Previdência Social e elaborado pela Coordenação-Geral de Estudos e Estatísticas sobre os benefícios administrados pelo INSS.

O tempo médio de concessão dos benefícios também subiu, passando dos 39 dias registrados em junho para 41 dias em setembro de 2024. Em setembro, foram concedidos 622,2 mil benefícios, no valor total de R$ 1.126,4 milhões. Em comparação com o mês anterior, no entanto, a quantidade de benefícios concedidos aumentou 21,59% e o valor de benefícios concedidos subiu em 22,98%.

Causas do aumento

Vários fatores podem ter contribuído para o aumento da fila do INSS em apenas três meses, incluindo a greve dos servidores do INSS e dos peritos médicos federais. A reforma da Previdência também elevou a demanda por serviços previdenciários, assim como a facilidade de acesso por meio do aplicativo Meu INSS.

A tecnologia facilitou o acesso aos serviços previdenciários, especialmente com ajudado aplicativo Meu INSS e o Atestmed, para requerimento de benefícios de incapacidade sem perícia médica. Tudo isso permite que os segurados acessem mais serviços do INSS, como o requerimento de benefícios por incapacidade, o que pode ter aumentado a demanda e impactado o tempo de resposta.

A advogada Maria Faiock, especializada em Direito Previdenciário, acredita que o aumento da fila de atendimento do INSS pode ser explicado pelas mudanças realizadas pela reforma da Previdência, em 2019. A alteração da legislação mudou diversos procedimentos, e o órgão precisou de tempo para se adaptar às novas regras. Além disso, há um impacto pelo fechamento de muitas agências físicas do INSS durante os primeiros meses da pandemia e adaptação dos segurados aos atendimento digital, que levou tempo para se estabilizar.

Impacto nas contas da Previdência Social

Com o resultado de setembro, o déficit da Previdência registrou uma alta de quase 20% (19,63%) em apenas 1 ano, na comparação com o mesmo período de 2023 (quando foi de R$ 21,9 bilhões). Para 2025, as despesas com a Previdência Social no Brasil devem aumentar, ultrapassando a marca de R$ 1 trilhão. O projeto de orçamento do governo federal para o próximo ano prevê que o gasto com aposentadorias e pensões seja de R$ 1,007 trilhão, o que representa um aumento em relação aos R$ 923,1 bilhões previstos para 2024.


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