Presidente italiano pede que Elon Musk não interfira em assuntos do país
O presidente italiano, Sergio Mattarella, pediu a Elon Musk que não interfira nos assuntos italianos, após o bilionário sugerir que os juízes de Roma que bloquearam uma iniciativa anti-imigração do governo deveriam ser demitidos. O comentário incomum do chefe de Estado italiano ocorreu em meio à tensão entre a coalizão governista e o Judiciário. Musk é amigo da primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni.
Musk escreveu no Twitter: “Esses juízes precisam ir embora”, referindo-se a um painel de magistrados de Roma que questionou a legalidade de uma iniciativa do governo para deter requerentes de asilo na Albânia. A decisão dos magistrados significou que um pequeno grupo de migrantes que acabara de ser levado para a Albânia teve que ser trazido para a Itália, lançando dúvidas sobre o principal plano de Meloni para reprimir as chegadas irregulares.
O presidente italiano disse: “A Itália é um grande país democrático e… sabe como cuidar de si mesma”. Meloni não comentou sobre as publicações de Musk, mas o vice-primeiro-ministro Matteo Salvini apoiou sua intervenção. A controvérsia gira em torno de uma decisão do Tribunal de Justiça da UE que afirmou que nenhuma nação de origem poderia ser considerada segura se uma parte dela fosse perigosa.