Notícias

PSOL apresenta PEC para reduzir jornada de trabalho

Vereador eleito pelo PSOL, Rick Azevedo, ganha projeção com movimento Vida Além do Trabalho e PEC do fim da escala 6x1.

Vereador do PSOL lidera movimento pela redução da jornada de trabalho

O vereador eleito pelo PSOL no Rio de Janeiro, Rick Azevedo, ganhou projeção nacional nos últimos dias com o movimento Vida Além do Trabalho (VAT) e a apresentação da PEC do fim da escala 6x1, prevista pela CLT. A PEC foi capitaneada pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP).

Rick Azevedo tem 29 anos, é natural de Dianópolis (TO) e vive no Rio há 10 anos. No fim de 2023, um vídeo em que ele expressava o cansaço com sua rotina como balconista de farmácia viralizou no TikTok.

Com o apoio de especialistas, Rick lançou um abaixo-assinado que, em sua primeira semana nas redes sociais, acumulou 50 mil assinaturas. Esse documento, que atualmente conta com mais de 2 milhões de apoiadores, foi utilizado por Erika como justificativa para a PEC apresentada em maio.

A proposta sugere uma mudança no inciso XIII, do artigo 7º da Constituição, de modo que haja redução da jornada de trabalho para quatro dias na semana e das horas trabalhadas para 36 horas semanais, em vez das 44 atuais.

Para que possa ser protocolada e assim começar a sua tramitação, o texto precisa da assinatura de ao menos 171 dos 513 deputados federais. Até agora, a parlamentar conseguiu a assinatura de cerca 140 deputados. Se não conseguir as 171 assinaturas, as discussões sobre o texto não avançam.


Publicado em:
Atualizado em: