John Thune é eleito líder republicano no Senado dos EUA
O senador John Thune, do Dakota do Sul, foi eleito para liderar a maioria republicana no Senado dos EUA. Thune, defensor do livre comércio, derrotou Rick Scott e John Cornyn em uma votação secreta. Ele tem buscado redefinir seu relacionamento com o presidente eleito Donald Trump após um período conturbado após a insurreição de 6 de janeiro de 2021 no Capitólio dos EUA.
Thune alertou que as tarifas globais propostas por Trump eram uma receita para a inflação, destacando seu apoio de longa data a acordos de livre comércio para impulsionar as exportações agrícolas de seu estado, que pode se tornar o maior ponto de conflito entre Trump e os membros do partido mais alinhados com o establishment que dominam a Conferência Republicana do Senado.
Thune também apoiou a ajuda à Ucrânia, alinhando-se a McConnell para se opor à posição do vice-presidente eleito JD Vance. Ele serve há 20 anos no Senado e é um membro sênior do Comitê de Finanças e presidente do Comitê de Comércio. Thune é o patrocinador principal de legislação para revogar o imposto sobre grandes heranças.
Júlio Rossato