Notícias

Vice-presidente Geraldo Alckmin defende debate sobre redução da jornada de trabalho 6x1

Alckmin defende debate sobre redução da jornada de trabalho 6x1

Vice-presidente Geraldo Alckmin defende debate sobre redução da jornada de trabalho 6x1

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) defendeu na terça-feira (12) o debate sobre a redução da jornada de trabalho 6x1, alegando que essa discussão é uma tendência mundial. Segundo ele, com o avanço da tecnologia, é possível fazer mais com menos pessoas e ter uma jornada menor. O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou que a redução da jornada de trabalho é possível e saudável desde que resulte de decisão coletiva, e que a proposta deve ser discutida em convenções e acordos coletivos de trabalho.

O Movimento Vida Além do Trabalho (VAT) defende a abolição do regime de trabalho 6x1, que é previsto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) está em campanha para obter 171 assinaturas de parlamentares necessárias para protocolar Proposta de Emenda à Constituição (PEC) e diminuir a jornada semanal para 36 horas.

O deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) disse estar preocupado com a proposta, reforçando a necessidade de ouvir os dois lados para que não haja avanço de uma pauta que possa ser danosa ao país. A jornada de 44 horas de trabalho por semana foi instituída no País em 1943 pela CLT e referendada na Constituição de 1988. A escala 6x1 é comum no comércio e empreendimentos do setor de serviços como bares e restaurantes.


Publicado em:
Atualizado em: