O que é o Dia Mundial do Diabetes?
O Dia Mundial dos Diabetes acontece anualmente no dia 14 de novembro. A data foi idealizada para que haja mais conscientização sobre a doença crônica, que atinge cerca de 6,9% da população, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Diabetes.
Prevenção e Tratamento
O diabetes pode ser prevenido em vários casos, mas mesmo assim tem crescido o número de atendimentos ambulatoriais relacionados à doença em 2024, segundo dados da Planisa – empresa de gestão de custos hospitalares na América Latina –, divulgados exclusivamente ao InfoMoney.
A prevenção do diabetes tipo 2 envolve diversas mudanças no estilo de vida, que ajudam a reduzir o risco de desenvolver a doença e também são fundamentais para o controle caso a condição já tenha se instalado. Entre as principais estratégias estão a prática de atividade física, uma alimentação saudável, a redução do consumo de álcool e tabaco, o controle do estresse e a monitorização da saúde.
O tratamento do diabetes tem quatro pilares principais: alimentação saudável, atividade física, medicamentos e monitorização. O controle contínuo da glicose é fundamental para evitar complicações graves e garantir um controle eficaz da doença.
Sintomas e Tipos
Existem três tipos principais de diabetes: tipo 1, tipo 2 e gestacional. Os sintomas para todos os tipos são os mesmos, mas podem ser bastante sutis e muitas vezes nem mesmo se manifestam de imediato. Alguns sinais mais comuns são sede excessiva, urina frequente, cansaço extremo, perda de peso inexplicável e visão embaçada. Além disso, há o processo de polifagia, em que o corpo não é capaz de usar a glicose como fonte de energia para se manter, já que existe uma deficiência relativa ou absoluta de insulina.
Números no Brasil
De acordo com a Federação Internacional de Diabetes (IDF), mais de 15 milhões de pessoas são afetadas pela doença no Brasil, sendo que o país está em quinto lugar em número de casos no ranking mundial. Cerca de 50% da população não sabe que tem a doença, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes. Ainda, segundo dados da Planisa, houve um aumento de 823,65% nos atendimentos ambulatoriais relacionados à doença entre 2021 e 2023, totalizando 15.480.479 pacientes apenas entre janeiro e julho de 2024.
Complicações e Amputações
O diabetes pode causar sérios problemas de saúde a longo prazo, como doenças cardiovasculares, danos nos nervos, problemas renais, perda de visão e má circulação sanguínea, que pode resultar em amputações. Os casos mais severos de amputação estão ligados a uma negligência médica que pode levar a lesões e eventuais amputações. A prevenção, monitorização e controle do diabetes são fundamentais para evitar essas complicações.