Notícias

Ministra defende fim da escala 6x1 para beneficiar mulheres

Ministra das Mulheres defende que fim da escala 6x1 beneficia mulheres e destaca a Política Nacional de Cuidados. Lei da Igualdade Salarial ainda enfrenta contestações judiciais.

Ministra defende fim da escala 6x1 para beneficiar mulheres

A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, defendeu que o fim da escala de trabalho 6×1 (seis dias de trabalho para um de descanso) irá beneficiar as mulheres brasileiras. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita a carga horária semanal de trabalho a 36 horas ficou conhecida como “PEC 6×1”. De autoria da deputada Erika Hilton (PSOL-SP), o projeto foi apresentado na Câmara Federal em 1º de maio deste ano.

Para a ministra, a PEC 6x1 e a Política Nacional de Cuidados são importantes para amadurecer a valorização das mulheres no trabalho remunerado e não remunerado e o uso do seu tempo. A Política Nacional de Cuidados foi aprovada na terça-feira (12) pela Câmara dos Deputados, que aprovou o substitutivo ao Projeto de Lei 2762/24. O texto agora segue para o Senado.

A lei da Igualdade Salarial, sancionada em 2023, visa garantir a igualdade salarial entre mulheres e homens no exercício da mesma função ou por trabalho de igual valor. As trabalhadoras no Brasil ainda ganham 20,7% menos do que os homens em 50.692 empresas com 100 ou mais empregados. A lei está enfrentando mais de 400 contestações judiciais.

A secretária nacional para Assuntos da Mulher da Nova Central Sindical de Trabalhadores, Sonia Maria Zerino, defendeu a implementação da lei. Já a diretora de Programa da Secretaria Executiva do Ministério do Trabalho e Emprego, Luciana Vasconcelos Nakamura, ressaltou as ações do governo que visam à equiparação salarial, destacando o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre Mulheres e Homens, lançado em setembro.


Publicado em:
Atualizado em: