Elon Musk liderará painel de eficiência governamental proposto por Trump
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, nomeou Elon Musk, CEO da Tesla, e Vivek Ramaswamy para liderarem o painel de eficiência governamental. A missão do painel é propor cortes drásticos na força de trabalho, nas regulamentações e nos gastos do governo federal. O grupo buscará funcionários de “QI elevado” e planeja transmissões semanais ao vivo.
Detalhes do painel de eficiência governamental
O grupo liderado por Elon Musk e Vivek Ramaswamy recebeu ampla publicidade e interesse em como operará. As transmissões semanais ao vivo começarão em breve e o painel solicitou currículos de “revolucionários com QI super alto e a favor do Estado mínimo dispostos a trabalhar mais de 80 horas por semana em cortes de custos nada glamorosos”. O órgão emitirá relatórios individuais sobre seu trabalho e “um grande relatório” no final, que está previsto para 4 de julho de 2026.
Opinião de Ramaswamy
Ramaswamy tem falado frequentemente sobre os segmentos do governo dos EUA em que ele vê a necessidade de mudanças extensas, como na Agência de Alimentos e Medicamentos (FDA), na Comissão Regulatória Nuclear e em “inúmeras outras agências de 3 letras”. Não ficou claro se o painel será um órgão oficial do governo ou um grupo consultivo externo.
Júlio Rossato