Macron busca preservar ordem internacional
O presidente francês, Emmanuel Macron, se encontrará com o presidente argentino, Javier Milei, para convencê-lo a proteger a ordem internacional antes da cúpula dos líderes do G20 no Brasil na próxima semana. O líder francês tentará persuadir Milei a unir esforços para proteger o consenso atual sobre assuntos internacionais e o meio ambiente enquanto o mundo se prepara para o retorno de Trump à Casa Branca, disse um alto funcionário do Eliseu.
Argentina reavalia estratégia sobre mudanças climáticas
A Argentina já está “reavaliando” sua estratégia sobre mudanças climáticas e reconsiderando a participação no histórico Acordo de Paris, embora nenhuma decisão tenha sido tomada ainda, disse o Ministro das Relações Exteriores de Milei, Gerardo Werthein, ao New York Times em uma entrevista na quinta-feira. Na preparação para a cúpula do G-20, Milei irritou diplomatas mundiais no Brasil ao se recusar a assinar as políticas sobre igualdade de gênero. Milei chamou a mudança climática de “outra mentira socialista” em dezembro passado.
Macron defende o sistema multilateral
Macron há muito se apresenta como o protetor de um sistema multilateral no qual o Estado de direito garante o progresso econômico e social. Ele se encontra com Milei logo após o libertário voar para a Flórida para elogiar efusivamente o presidente eleito dos EUA, Donald Trump.