Rússia suspende entregas de gás para Áustria
A Rússia informou à Áustria que está suspendendo as entregas de gás ao país europeu partir de sábado, em um desenvolvimento que sinaliza a rápida aproximação do fim dos últimos fluxos de gás de Moscou para a Europa.
A suspensão significa que a Rússia agora só fornecerá volumes significativos de gás para a Hungria e a Eslováquia, em forte contraste com as décadas de domínio que a levaram a atender 40% das necessidades de gás da UE antes da invasão da Ucrânia por Moscou em 2022.
Relacionamento de décadas será encerrado
A Áustria foi o primeiro país da Europa Ocidental a comprar gás russo quando a URSS assinou um contrato de gás em 1968, poucos meses antes da invasão soviética da Tchecoslováquia. Este ano, o relacionamento será encerrado após uma disputa contratual entre a Gazprom da Rússia e a OMV da Áustria.
A Gazprom informou que o fornecimento seria interrompido no sábado, mas não comentou a respeito. A OMV da Áustria disse que ainda pode fornecer gás a seus clientes importando via Alemanha, Itália e Holanda, e que tem se preparado para o eventual corte do gás russo. No entanto, analistas da Eurointelligence temem que a crise energética na Áustria possa agravar a recessão econômica do país.
Putin e chanceler alemão discutem acordos de energia
A notificação do fim dos suprimentos para a Áustria veio no momento em que o presidente russo, Vladimir Putin, e o chanceler Olaf Scholz, da Alemanha, tiveram sua primeira conversa telefônica desde dezembro de 2022. A Rússia está pronta para analisar acordos de energia se Berlim estiver interessada, disse o Kremlin.