Influenciadora viraliza nas redes sociais
Recentemente, uma influenciadora de Maringá tem viralizado nas redes sociais e chamado a atenção de muita gente. Trata-se de Lays Tonet, ex-Mister Popularidade de Maringá, e que iniciou seu processo de transição de gênero há cerca de seis meses.
Atualmente, Lays mora em Portugal, na cidade de Lisboa. Foi no país europeu que ela começou a realizar os procedimentos para sua transição. Com o acompanhamento de uma endocrinologista, a maringaense faz tratamento com hormônios e bloqueador masculino, um medicamento que inibe a testosterona e permite que os hormônios femininos tenham mais efeito.
Lays também fará modificações no queixo e na mandíbula, lifting facial para suavizar expressões do rosto e redução do “pomo-de-adão”, o ‘gogó’ característico dos homens.
A ex-Mister Popularidade explicou que nunca teve problemas após passar a tomar medicamentos constantes para a transição de gênero, e que isso se deve ao fato de ter buscado o acompanhamento profissional. Lays passou por exames para saber a dosagem correta de hormônios, pois os tratamentos podem variar de acordo com o biotipo da pessoa e podem corresponder de maneiras diferentes também.
“Eu não quero chegar ao ponto de viciar em hormônio, eu quero chegar num nível onde eu vejo o meu corpo e ‘Ah, meu corpo já está bom, tá da forma que eu tô feliz com ele’, então eu vou parar com os hormônios”, continua.
Processo de feminização facial
A feminização facial consiste no alinhamento das características faciais com a identidade de gênero, suavizando traços masculinos e realçando a feminilidade. Normalmente, este procedimento estético é feito através da frontoplastia, que tem como finalidade a redução do tamanho da testa e o reposicionamento da sobrancelha com o avanço capilar.
Lays também fará modificações no queixo e na mandíbula, lifting facial para suavizar expressões do rosto e redução do “pomo-de-adão”, o ‘gogó’ característico dos homens.
“Eu escolhi fazer a minha feminização no Brasil porque eu tenho bastante referências boas de cirurgiões. Um deles foi o Dr. Rostand [Lanverly], que foi o que fez a frontoplastia da Brunna [Gonçalves], da Ludmilla. Isso me incentivou a fazer a consulta com ele para eu fazer a minha frontoplastia. É uma cirurgia um pouco complicada. Eu fiz também consulta com o doutor Lucas Patrocínio, que é de Uberlândia (MG). Ele é bem requisitado pelas trans, porque ele é especialista em feminização”, explica.
Apoio a outras pessoas trans
Lays Tonet quer utilizar suas redes sociais para, além de divulgar seu processo de transição, demonstrar apoio a outras pessoas trans que também estão passando por essas mudanças.
“Tem muita menininha nova que começa sua transição, que a família não aceita e não tem a quem correr. Talvez eu, estando ali, eu posso dar uma força, né? Eu quero, com o que eu puder, ajudar a galera, principalmente ali da minha região, que é interior, né? Que o povo já é um pouco mais conservador, um pouco mais preconceituoso”, explica.
Lays Tonet iniciou seu processo de transição de gênero há seis meses em Portugal. Ela faz tratamento de hormônios e bloqueador masculino e fará procedimentos de feminização facial no Brasil no próximo ano. A ex-Mister Popularidade quer utilizar suas redes sociais para divulgar seu processo de transição e dar apoio a outras pessoas trans que também estão passando por essas mudanças.
Júlio Rossato