Inflação e concorrência dominam balanços de empresas de atacarejo
A temporada de balanços do terceiro trimestre das principais varejistas de alimentos listadas na B3 terminou com resultados positivos. Mas, para essas empresas, que têm no segmento de atacarejos suas divisões de negócios mais relevantes, a inflação alimentar e a concorrência foram os assuntos mais importantes.
Apesar de a pressão inflacionária ter ajudado a elevar as receitas das companhias, a elevada concorrência, especialmente nas regiões em que o Assaí e o Atacadão atuam, segurou parte da alta das vendas.
Divisões de atacarejo das empresas apresentam resultados diferentes
No trimestre, a divisão de atacarejo do Carrefour avançou 8,3%, somando R$ 19,7 bilhões. No Assaí, o avanço foi de 9,3%, para R$ 20,2 bilhões. Já no Grupo Mateus, o avanço foi de 20,7%, para R$ 9,4 bilhões.
Inflação alimentar é um desafio para as empresas
A inflação alimentar é um desafio para essas empresas há alguns trimestres e vem crescendo. Esse ponto pode ajudar a dinâmica de venda em mesmas lojas, mas também pode afetar as margens das empresas e a percepção do público de que os itens podem ficar mais baratos nos próximos dias.
Concorrência é outro ponto de atenção
A concorrência nas regiões em que o Assaí e o Atacadão atuam é elevada e pode afetar as vendas das empresas. Por outro lado, a menor concorrência nas regiões em que o Grupo Mateus atua dá vantagens competitivas para a companhia.
Resultados positivos, mas com atenção às margens
Os resultados das empresas foram positivos, mas é importante observar as margens. A margem bruta do terceiro trimestre de 2024 do Assaí foi de 16,4% e a margem Ebitda foi de 7,4%. Já a margem bruta do Grupo Mateus subiu para 22,7%. A menor concorrência nas regiões em que o Grupo Mateus atua dá vantagens competitivas para a companhia. Por outro lado, o aumento anual de 20% nas despesas gerais e administrativas do Assaí chamou atenção.
Fonte: Estadão Conteúdo