Ações imobiliárias e tecnológicas caem
O mercado acionário europeu iniciou a semana de forma negativa, pressionado pela queda das ações do setor imobiliário, enquanto os investidores estudavam os discursos de autoridades do Banco Central Europeu para avaliar a direção futura das taxas de juros.
O índice continental STOXX 600 fechou em queda de 0,1%, a 502,61 pontos. O índice registrou sua primeira série de quatro semanas de perdas em dois anos e meio na sexta-feira devido a balanços corporativos decepcionantes, um salto nos rendimentos dos Treasuries e preocupações sobre o impacto das políticas do presidente eleito dos EUA, Donald Trump.
As ações imobiliárias sensíveis aos juros lideraram as quedas setoriais nesta segunda-feira, enquanto as ações europeias de tecnologia caíram 0,4% antes dos resultados trimestrais da Nvidia na quarta-feira.
Setor de energia e recursos básicos têm ganhos
As ações do setor de energia ganharam 0,8%, juntamente com os preços do petróleo, que saltaram mais de 2% com a notícia de que a produção no campo petrolífero norueguês Johan Sverdrup foi interrompida, ampliando os ganhos anteriores decorrentes da guerra entre a Rússia e a Ucrânia.
O setor de recursos básicos teve o melhor desempenho, com ganho de 0,6%, já que os preços do cobre subiram.
Índices em diferentes países
Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,57%, a 8.109,32 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,11%, a 19.189,19 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,12%, a 7.278,23 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 1,27%, a 33.758,43 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,33%, a 11.674,80 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,23%, a 6.413,45 pontos.
Analista comenta sobre o mercado
“Hoje foi um dia um pouco monótono. Não houve nenhum catalisador novo para impulsionar. Os mercados estão naquele clima de esperar para ver, estão meio que se consolidando após a liquidação da semana passada”, disse Fiona Cincotta, analista sênior de mercado do City Index.
Júlio Rossato