Brasileirão Série C 2025 definido
Com o fim dos jogos da 37º rodada do Brasileirão Série B deste domingo, 17, foram definidos os 20 times que disputarão a Série C no ano que vem, incluindo o Maringá FC. Guarani, Brusque, Ituano e Ponte Preta não conseguiram os resultados necessários e tiveram o rebaixamento confirmado antes do fim do campeonato.
Ainda na 36ª rodada, o lanterna Guarani e o vice-lanterna Brusque já tiveram suas situações definidas. O Bugre, campeão brasileiro de 1978, empatou com o Amazonas e caiu para a terceira divisão nacional novamente após oito anos. Já o Quadricolor de Santa Catarina perdeu para o Paysandu e volta à Série C após um ano, depois de ter sido vice-campeão em 2023.
Na rodada seguinte, os últimos dois descensos foram definidos para Ituano e Ponte Preta. A Macaca foi goleada pelo Sport por 4 a 0 e ficou sem chances de se salvar, retornando à Série C pela segunda vez na história, após 34 anos. Mesmo vencendo o Vila Nova por 4 a 3, o Galo de Itu também foi matematicamente rebaixado após as vitórias de CRB e Chapecoense, contra Santos e Coritiba, respectivamente. O time paulista volta à terceira divisão após três anos, quando foi campeão em 2021.
Em setembro, foram definidos os quatros times que subiram para a terceira divisão nacional. Maringá FC, Anápolis, Itabaiana e Retrô chegaram à semifinal da Série D e garantiram o acesso. Será a estreia do Tricolor Maringaense na competição, depois de não conseguir a vaga para final, quando perdeu para o Anápolis nos pênaltis.
O adversário do time goiano na final foi o Retrô, que venceu o Itabaiana na semifinal. Na decisão, o time pernambucano se sagrou campeão com um placar agregado de 4×3.
A decisão da Série C de 2024 aconteceu em outubro, com a conquista do Volta Redonda sobre o Athletic Club. Além deles, Remo e Ferroviária foram as outras equipes que garantiram o acesso à Série B do ano que vem.
Do outro lado da tabela, Sampaio Corrêa, Aparecidense, Ferroviário e São José-RS foram rebaixados à quarta divisão nacional, e também não estarão na Série C de 2025. Os outros 12 times permaneceram e estarão na disputa do próximo ano.
Formato da competição
A competição é disputada primeiramente um turno único de 19 rodadas, onde todas as equipes se enfrentam uma vez. Nesta primeira fase, os quatro piores são rebaixados e os oito melhores se classificam para a fase seguinte.
A segunda fase é composta por dois grupos de quatro equipes, que se enfrentam em dois turnos, totalizando seis rodadas. Os dois melhores de cada grupo garantem acesso direto à Série B, enquanto os primeiros colocados se enfrentam na grande final.
Durante a temporada de 2024, os 20 clubes da Série C discutiram a possibilidade de mudança no formato da competição. A proposta era adotar um modelo semelhante ao das Séries A e B, com dois turnos de pontos corridos, totalizando 38 rodadas. No entanto, a CBF manteve o formato para a próxima temporada.
Calendário
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou na terça-feira, 12, o calendário do futebol masculino profissional para 2025. Assim, ficou definido que o Brasileirão Série C terá início no dia 13 de abril e encerramento no dia 26 de outubro. O detalhamento das rodadas, com datas, horários e locais das partidas, deve ser divulgado em meados de março.
Contato
Telefone: (44) 3220-4032
Comercial: (44) 3220-4003
E-mail: contato@gmconline.com.br
Política de Privacidade
2024 © GMC Online | Desenvolvido por Creative Hut.
Júlio Rossato