PSDB pode perder dois governadores
O Partido da Social Democracia Brasileira, conhecido como PSDB, enfrenta a sua maior crise na história e pode perder dois dos seus três governadores de estado. A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), eleita em 2022, é o caso mais notório. Ela pode migrar para o PSD, partido comandado por Gilberto Kassab. Raquel Lyra se aproximou do PSD durante a última campanha eleitoral, apoiando uma série de candidatos da legenda em Pernambuco. Além disso, a governadora é crítica da postura de oposição sistemática do PSDB ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que conta com forte apoio do eleitorado pernambucano.
Por sua vez, o governador do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, eleito em 2022, é mais alinhado ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e pode deixar o PSDB rumo ao PL. O grupo político do PSDB no Mato Grosso do Sul é liderado pelo ex-governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que foi o antecessor de Riedel no cargo.
PSDB busca candidatura própria nas eleições presidenciais de 2026
A direção nacional do PSDB planeja apresentar uma candidatura própria do partido para as eleições presidenciais de 2026. O nome escolhido é o do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), reeleito em 2022.
PSDB enfrenta a maior crise de sua história
Com 273 prefeituras conquistadas nas eleições municipais deste ano, o PSDB ficou muito aquém das 887 cidades administradas pelo PSD em todo o país. Enquanto isso, o partido enfrenta a maior crise de sua história, com a possibilidade de perder dois de seus governadores.