Golpe da CNH: como se proteger
Um novo golpe do tipo phishing está enganando muitos brasileiros: o “golpe da CNH”. Neste golpe, criminosos informam uma falsa suspensão ou cassação da Carteira Nacional de Habilitação da vítima. O golpe da CNH começa com o envio de um SMS que informa a suspensão da CNH do cidadão e indica um link fraudulento para resolver a situação.
Ao clicar no link, o usuário é direcionado para um portal forjado de consulta, que simula um site oficial do governo. O usuário é solicitado a digitar seu CPF. Depois de inserir o documento, o portal mostra a data de nascimento, o nome da mãe da vítima e informa um suposto débito. Muitos usuários acabam caindo na armadilha e clicando no botão “Regularizar”, onde é gerado um QR Code para pagamento via Pix da suposta dívida. Segundo a empresa especializada em cibersegurança Kaspersky, o pagamento muitas vezes é direcionado para contas de laranjas em fintechs.
Alerta da Associação Nacional dos Detrans
A Associação Nacional dos Detrans (AND) emitiu um alerta chamando a atenção para o golpe da CNH. Há alertas e casos registrados em diversos estados. A AND orienta os condutores que receberem notificações por meios que não sejam os oficiais de cada Detran a não acessarem os links e a denunciarem à Ouvidoria ou a órgãos policiais de seu estado.
Os contatos dos Detrans com os condutores e proprietários de veículos são realizados pelos canais oficiais. É fundamental que o cidadão acesse os sites oficiais dos Detrans para consultar se tem infrações registradas no veículo ou até mesmo processos de suspensão ou cassação abertos contra a pessoa”, diz Givaldo Vieira, presidente da AND.
Como se proteger?
Para evitar cair em golpes desse tipo, a empresa de cibersegurança Kaspersky orienta que o usuário sempre verifique a autenticidade do site antes de inserir qualquer informação pessoal. Segundo a empresa, sites governamentais reais, como os relacionados ao Detran, possuem o domínio “.gov.br”, por isso qualquer variação no endereço da web deve ser entendida como um sinal de alerta.
Mensagens SMS devem sempre gerar desconfiança, já que a maioria dos órgãos oficiais não envia comunicações desse tipo por mensagem. A dica da Kaspersky é entrar em contato diretamente com o Detran de seu estado e verificar a existência de pendências junto ao órgão.
Conclusão
O golpe da CNH está se tornando cada vez mais comum no Brasil. Para evitar ser vítima deste golpe, é importante que os usuários verifiquem a autenticidade do site antes de inserir qualquer informação pessoal e entrem em contato diretamente com o Detran de seu estado para verificar a existência de pendências. É necessário estar atento e desconfiar de mensagens SMS suspeitas, pois a maioria dos órgãos oficiais não envia comunicações desse tipo por mensagem.
Júlio Rossato