Lula lança Aliança Global contra a Fome e a Pobreza no G20
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez o discurso oficial de abertura da cúpula de chefes de Estado do G20, nesta segunda-feira (18), em evento que reúne as principais lideranças políticas do mundo.
O G20 é o grupo formado pelas 19 maiores economias do mundo, mais a União Europeia e a União Africana. Em seu discurso, Lula lançou a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, iniciativa da presidência brasileira no G20.
A aliança conta com 147 membros fundadores, dos quais 81 países, a União Africana, a União Europeia, 24 organizações internacionais, 9 instituições financeiras internacionais e 31 organizações filantrópicas e não governamentais. Dos integrantes do G20, apenas a Argentina não endossou o movimento.
Objetivo da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza
Em seu discurso, Lula afirmou que a fome e a pobreza são expressões biológicas dos males sociais e que são produtos de decisões políticas que perpetuam a exclusão de grande parte da humanidade. O G20 representa 85% dos US$ 110 trilhões do PIB mundial e por 75% dos US$ 32 trilhões do comércio de bens e serviços. Lula colocou como objetivo central da presidência brasileira no G20 o lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.
Aliança Global contra a Fome e a Pobreza
Com a Aliança, o Brasil pretende articular recomendações internacionais, políticas públicas eficazes e fontes de financiamento para acabar com a fome e a pobreza no mundo. A iniciativa já conta com a adesão de 81 países, 26 organizações internacionais, 9 instituições financeiras e 31 fundações filantrópicas e organizações não-governamentais. O objetivo da Aliança é global e o Brasil espera que esta cúpula seja marcada pela coragem de agir.
Discurso de Lula na abertura da Cúpula do G20
Você pode ler o discurso completo de Lula na abertura da Cúpula do G20 no link abaixo.
Discurso completo de Lula na abertura da Cúpula do G20Júlio Rossato